Concordo com o VAM em termos de scalping, mas vou deixar opinião também em termos do seu uso para trades normais, de mais pips, tendenciais.
O EURGBP na última vez que medi os câmbios (média diária de High-Low de cada vela, e ABS(Open-Close), etc, tinha visto também que sim o EURGBP era o menos volátil, chegava a ter média de move diária de 0,20% em que raramente mexia 1% ao dia, e o EURUSD ia aos 0,80% de move diários na altura e com movimentos de quase 3% algumas vezes.
Isto queria dizer que investir no EURUSD a 1/1 (sem alavancagem) seria como investir no EURGBP a 3/1, visto que o primeiro teria quase 3 vezes mais volatilidade.
Ou seja é um câmbio muito seguro mesmo, excelente para quem entra no trading, e não só no scalping (é excelente para scalping devido à baixa volatilidade e por isso não nos ir contra o lado que nós queremos com muita força e rapidez repentinamente), mas também em trades a longo prazo, ou médio.
Além de ser muito previsível, aliás muito técnico, nós podemos comprar e irmos dormir, ou seja abrir posição longa e ir dormir, e sabemos que no dia seguinte, sem alavancagem e sem stop losses, poderíamos ter quebra de 3% no EURUSD mas que no EURGBP se tivermos quebra de 1% já seria muito, e possivelmente o câmbio durante o nosso sono teria mexido apenas 0,20%.
Ou seja, não só é um câmbio excelente para scalping, como também pelos mesmos motivos, é um câmbio excelente para long-term trades sem stress, visto que o ser pouco volátil e perigoso, o torna seguro também em trades sem stress mais prolongadas. Mesmo para experientes, eu acho que será um bom par cambial a seguir (a quem tenha paciência de o seguir). Quem quiser fazer daytrading no EURGBP poderá apanhar enormes secas.
Quanto ao scalping, é como o VAM disse, é excelente. E um dos grandes males para os scalpers, além do spread, é a volatilidade do câmbio.
O spread porque, imaginem que o spread é de 3 entre o que compramos e o que podemos vender no momento, e se queremos fazer uma trade de 1 pip de lucro, ele terá de andar 4 pips de lucro na nossa direcção para que nós façamos o tal lucro de 1 pip, e isto sem ir para trás e atingir o nosso stop. Será um risco elevado com um spread grande fazer pequenos lucros de 1 pip. Por isso o spread é muito importante, se o spread for 1 e ele tivesse de subir apenas 2 pips para termos o nosso 1 de lucro (claro que 1 é pouco, isto é para exemplo) a nossa percentagem de acertos passaria de uns possíveis por exemplo 50/100 para uns 90/100 ou mais. O spread quanto mais baixo melhor.
O problema da volatilidade é simples. Imaginemos que temos um stop loss de apenas 10 pips e um take de 5. Se tivermos uma ordem em que temos de subir 6 pips para termos o lucro de 5 + spread, e antes de lá irmos não haver um movimento contrário de 10 pips (nosso stop), e se o câmbio for muito volátil e andar muito aos zig-zags, à mínima coisa após abrirmos a ordem o stop é activado. Se falharmos 4 ordens seguidas, perdemos 10+10+10+10=40 pips a brincar. Se aumentarmos o stop, é menos vezes atingido mas o problema mantem-se, com o câmbio volátil sempre que é atingido lá temos prejuízo. Se o reduzirmos, aumentamos as hipóteses de estar sempre a ser activado, se for 5 pips, em vez de termos stop 4 vezes em 10 ordens, se calhar passaríamos em 8 em 10 ordens de stop accionado e prejuízo.
Por esse motivo, é bom termos nos scalps pares cambiais de baixa volatilidade, que nos permitam prever facilmente para onde o preço possa ir, e se tiver movimentos contrários que sejam fracos e com pouca amplitude que não atinjam stops possivelmente mais longos que possamos definir.
E depois há a questão, quanto menor o take profit, mais fácil é termos a certeza de lucro na ordem, mas claro quanto menos lucro por ordem e menos percentagem de lucro por cada 100% de trades, pior para nós (as 2 juntas).
Se o take fosse de 1 pip, e se não existisse spread, poderíamos fácilmente atingir muitas vezes o 100% de ganhos, e termos 100 ordens seguidas de ganho de 1 pip cada, e fazer 100 pips de ganho fáceis, porque praticamente após darmos uma ordem, se não existisse spread nem nada, quase sempre o preço subiria (mesmo sem termos definidos stops), uns 1 ou 2 pips e accionariam o nosso lucro, antes de continuar a subir ou mesmo antes de cair e nos dar prejuízo, e teríamos sempre lucro. Como há os spreads, e etc, não podemos fazer essa brincadeira. Porque se fosse assim, tanto faz se o preço subisse ou caisse, poderíamos praticamente dar ordens ao calhas, à sorte, e acertaríamos sempre no lucro porque antes de cair ou subir praticamente o preço sobe sempre algo.
O spread é que não nos deixa fazer isso, por isso os grandes scalpers costumam ter descontos de spread das corretoras.
Agora como não temos essas facilidades, temos de tentar acertar na trend certa. Imaginemos que um câmbio segue sempre uma média móvel, que quando está acima de uma média móvel de 10 velas sobe, e quando está abaixo cai. Se fosse assim tão previsível, tentaríamos dar as ordens longo se estivesse acima, e short se estivesse abaixo, com ganho de 1 pip + spread, e assim cada ordem que faríamos, dado que o preço seguiria na nossa direcção, teríamos grandes hipóteses de acertar, mesmo sem usar stops, porque o preço iria para o lado que queremos. Só nas fases de transição, onde o preço estaría a quebrar a média e poderíamos estar a abrir ordem longa e o preço cair, só aí, poderíamos ter uma quebra mas mesmo assim com sorte o preço lá subiria x pips antes de inverter e cair e lá nos safaríamos.
Ou seja, em scalping com um bom sistema de sinais (acertar na tendência), e abrir ordens scalping com poucos pips no sentido do nosso EA que seja bom, e sem muita volatilidade, teríamos grande percentagem de acerto de lucros, e teríamos gráficos como o que o VAM mostrou acima, com subidas consistentes.
Claro que quando falo "sem stops" acima, assumo sem alavancagem (1/1) e take profits baixos de 1 pip ou pouco mais, fáceis de atingir, etc, porque com alavancagens altas e sem stops, se veria o que o VAM mostrou noutro gráfico acima de uma quebra brutal inesperada que nos tira tudo à minima contradição...
Por isso o EURGBP é tão bom para scalping também, pois é tão calmo, que é mais difícil termos más surpresas quando abrimos novas ordens.