Bem vindos ao Fórum do Portal BolsaPT! Inscrevam-se e participem na nossa comunidade, poderão pedir opiniões e Análises Técnicas às vossas acções, colocar dúvidas, aprender, partilhar ideias, ajudar outros, etc. Além das cotações, gráficos, análise técnica interactiva, históricos, terão simulação de carteiras, alarmes, e muito mais virá no futuro. Lembre-se que se pode logar com o seu login CanalForex!
A dúvida que hoje exponho é em relação aos sucessivos tombos do euro face ao dólar, num dia marcado pelas quedas de 3% em Wall Street, pelo que se diz motivado por um erro humano, que fez com que os principais índices americanos chegassem a perder mais de 9%.
Ora o facto dos EUA que têm como moeda o dólar e sofrerem uma queda deste género não seria um motivo para o euro se fortalecer?
Sei que há a situação grega, os riscos de contágio e outras coisas, mas há já várias sessões que o euro anda a desvalorizar e a tocar em mínimos históricos e agora acontece isto num país com o dólar como moeda e o euro não valoriza.
A leitura que faço destes acontecimentos é que se estiver a chover o euro desvaloriza, se fizer sol, o euro desvaloriza e se tiver nublado, o euro desvaloriza mais uma vez.
Olá
Eu não sei nada de analise fundamental em particular porque o meu estilo de trading não ganharia nada com ela.
Porém atrevo-me a umas considerações:
Em 1.º lugar a queda de 9% foi temporal. A sessão aqui em Madrid fechou bem mais baixa (perto dos 5% ).
O que há é uma debilidade generalizada na VELHA europa com estruturas muito pesadas e gastadoras para enfrentar a crise. Além de estar politicamente bem dividida e portanto com enfrentamentos internos que nunca dão agilidade e eficiência.
Creio que vamos assistir a um prolongamento da crise por estes lados.
A seguir à Grécia vai Espanha ( aonde estou ) e aqui será tremendamente mais caro enfrentar isso.
Pena que Portugal, que não está, ao que me parece, fazendo as coisas tão mal como aqui, vá a ser tb arrastado pois depende bastante de Espanha.
E Espanha é um caos completo.
Europa não está nos seus melhores dias não.
Em termos de trading, não sei quanta pobre gente pensou ontem que já era o fim da descida...
Muito cuidado com os vaticínios. Antecipar as coisas é um erro fatal.
E quanto a isso de pensar que era o fim da descida é bem verdade, numa conta demo, onde simulo compra de acções já anteontem comprei com quedas gigantescas, mas voltou a cair, ontem voltei a comprar e hoje quedas ainda maiores, agora com a esperança de no fim de semana as coisas acalmarem voltei a comprar, veremos se isto acalma...
Quanto à questão de Espanha, eu penso que as comparações meramente baseadas em estatística dão bronca muita vez, pois veremos:
Salário Mínimo Espanha - ronda os 1500€ e taxa de desemprego de 20%
Salário Mínimo Portugal- ronda os 450€ e taxa de desemprego é de 10,5%
Ora isto são meros indicadores e se nos seguirmos apenas por eles é muito provável não vir a acontecer o que prevemos.
Creio que o melhor mesmo é conjugar esses indicadores com a realidade do país e as políticas a serem tomadas por parte do governo...
Mas sinceramente não acredito que Espanha seja a próxima a precisar de apoio, pois isso seria péssimo, pois com Espanha, obviamente vem Portugal por arrasto e 3 países na União Europeia em condições muito difíceis daria certamente uma pilha de problemas...